Curso - Fundamentos da teoria e da clínica em psicanálise
O curso Fundamentos da teoria e da clínica em psicanálise se propõe a abordar de forma sistematizada os conceitos fundamentais do pensamento psicanalítico em extensão e diálogo com outros campos do conhecimento. Ao longo de seis módulos, totalizando 360 horas, pretende-se percorrer os fundamentos históricos, sociais e epistêmicos da psicanálise, as duas tópicas da metapsicologia freudiana, a psicopatologia psicanalítica e a teoria da técnica, sem perder de vista o contato com outras pensadoras e pensadores da própria psicanálise, e das ciências humanas.
O curso não funciona como uma formação tradicional, ainda que em seu aspecto teórico possua bases seguras capazes de auxiliar quem deseje esse percurso de autorização. Compreendemos que se tornar psicanalista é processo amplo e complexo, baseando-se, para além de qualquer instrumental teórico, na relação do sujeito com seu próprio desejo, sua análise e, em momento oportuno, com a supervisão clínica. Neste movimento, há inúmeros caminhos possíveis de se trilhar, seja por meio de grupos de estudo, grupos de trabalho, cartéis ou formações clássicas. Buscamos, portanto, a transmissão da teoria psicanalítica em seu aspecto básico, onde interessados em autorizar-se enquanto psicanalistas poderão construir trajetórias particulares. Enquanto instituição, o Círculo de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora mantém abertas suas portas e atividades para todos os interessados na psicanálise.
Coordenam o curso os psicanalistas Cícero Villela, Otávio Pacheco e Vinícius Lara. Além dos seminários regulares, com frequência semanal, cada semestre do curso contará com um grupo de estudos quinzenal em diálogo com o tema de cada módulo. Além disso, os alunos contarão com plataforma digital onde serão discriminados a bibliografia específica, textos disponibilizados e a gravação dos encontros pela duração de 06 meses após o encerramento de cada semestre.
Os módulos do curso estarão divididos da seguinte maneira:
01 - O surgimento da psicanálise e a metapsicologia freudiana (20 encontros - 60 horas)
Neste módulo será discutido o surgimento da psicanálise em seus aspectos históricos e epistemológicos, passando pelas construções teóricas freudianas que compõem a primeira e a segunda tópica do aparelho psíquico. O objetivo é situar a obra freudiana no desenvolvimento do pensamento ocidental moderno e introduzir um campo conceitual básico em torno do qual se construirá e desdobrará o restante do curso.
São temas deste módulo:
Apresentação do curso/ O surgimento da psicanálise
Uma história possível da psicanálise
Uma história possível da psicanálise no Brasil
A interpretação dos sonhos - panorama geral
A psicologia dos processos oníricos
Os dois princípios do funcionamento mental
O Inconsciente
O Recalque
A pulsão e seus destinos
Introdução ao narcisismo
Três ensaios sobre a teoria da sexualidade
A virada teórica de 1920 - Além do Princípio do Prazer
A segunda teoria das pulsões
O ego e o Id
Sintoma e Angústia
02 - Psicopatologia psicanalítica (20 encontro - 60 horas)
O segundo módulo do curso se dedicará às abordagens possíveis da psicopatologia sob o olhar da psicanálise, buscando compreender melhor as organizações ou estruturas clínicas básicas do funcionamento psíquico em contraposição ao crescente discurso medicalizante e biologizante da psiquiatria contemporânea. Por compreender o indivíduo enquanto sujeito do próprio desejo e portador de uma organização psíquica singular, a psicanálise possui uma posição importante na crítica das racionalidades normatizantes e patologizadoras do social. O eixo central em torno do qual se desenvolverão estes estudos se dará transversalmente aos temas do mal-estar, do sofrimento e do sintoma.
São temas deste módulo:
A história da loucura, da psiquiatria e do adoecimento psíquico.
Psicanálise, psicologia e psiquiatria.
Psicanálise no Brasil: os manicômios e a reforma psiquiátrica brasileira.
Estruturas Clínicas: Clínica da Neurose
Estruturas Clínicas: Clínica da Psicose
Estruturas Clínicas: Perversão
03- Teoria da técnica (20 encontros - 60 horas)
O que orienta este módulo é pensar naquilo que fundamenta a clínica psicanalítica ao mesmo tempo que a separa de outras práticas do cuidado, como as demais psicoterapias, a medicina ou mesmo as religiões. Tendo como ponto de partida a noção de que, enquanto método psicoterápico a psicanálise se baseia na exploração do Inconsciente através da interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo, iremos percorrer aqui os textos básicos da teoria da técnica escritos por Freud e que definem, ainda hoje, os princípios norteadores da clínica psicanalítica.
São temas deste módulo:
O método psicanalítico freudiano (1904[1905])
Sobre a psicanálise Selvagem (1910)
Sobre a dinâmica da transferência (1912)
Observações sobre o amor transferêncial (1915[1914])
Lembrar, repetir e perlaborar (1914)
O caso Dora
A negativa (1925)
A questão da análise leiga (1926)
Análise finita e infinita (1937)
Construções em análise (1937)
Compêndio de psicanálise - Cap. 6 - A técnica psicanalítica
Compêndio de psicanálise - Cap. 7 - Uma amostra do trabalho psicanalítico
04 - Psicanálise e cultura (20 encontro - 60 horas)
Como homem de seu tempo e egresso de uma mentalidade iluminista, Sigmund Freud também foi atraído pelos usos possíveis da psicanálise enquanto chave de compreensão cultural da civilização ocidental. Desde o início de sua obra, e atravessando seus escritos até 1939, deparamo-nos com um pensador instigado pela possibilidade de aplicar os fundamentos da psicanálise a uma interpretação dos modos de funcionamento e constituição da cultura e das pressões e exigências que esta impõe a seus membros. Neste módulo vamos transitar pelos escritos clássicos de psicanálise e cultura, expandindo o olhar para compreender o quanto desta episteme foi introjetada na cultura popular e ainda hoje permeia a produção de intelectuais e artistas em diversas áreas do conhecimento.
São temas deste módulo:
Totem e tabu (1913)
Psicologia das massas e análise do Eu (1921)
O futuro de uma ilusão (1927)
A questão de uma weltanschauung (1932) - Cf. 35
O futuro de uma ilusão (1927)
O mal-estar na cultura (1930)
Por que a guerra? (1931)
Moisés e o monoteísmo: três ensaios (1939)
05 - Metapsicologias pós-freudianas (20 encontros - 60 horas)
Neste módulo pretende-se realizar uma introdução à metapsicologia lacaniana e a outras contribuições trazidas ao pensamento psicanalítico por psicanalistas como Sandor Ferenczi e Melanie Klein. O objetivo é apresentar aos participantes do curso um panorama ampliado de outros referenciais teóricos.
São tópicos deste módulo:
Lacan, a Linguística e o Estruturalismo
O sujeito lacaniano
A direção do tratamento
As estruturas clínicas em Lacan
06 - Tópicos de aprofundamento em psicanálise (20 encontro - 60 horas)
Encerrando todo o percurso deste projeto, no módulo seis serão realizados seminários teóricos de psicanálise em extensão e/ou aprofundamento. O projeto é trazer para o debate outras temáticas transversais que não foram abordadas de modo específico até aqui sob a forma de tópicos diversificados. São temas deste semestre: psicanálise e antropologia, psicanálise e cinema, clínica com crianças, linguística, etnopsicanálise entre outros.
São tópicos deste módulo:
Psicanálise e questão social
Psicanálise e arte
Clínica com crianças e adolescentes
Psicanálise e decolonialidades
Conduzem a transmissão
As turmas do curso são anuais e se iniciam sempre no mês de agosto, de forma híbrida.
Público Alvo: Graduados de forma geral e interessados pelo assunto.
Local das aulas presenciais: Biblioteca Redentorista de Juiz de Fora.
Local das aulas online: Plataforma Zoom
Dia e horário: Quartas-feiras das 19h às 22h
Inscrição: R$ 50,00
Valor da mensalidade: R$ 300,00
Número de vagas por turma: 20 alunos presenciais - 10 alunos online
Interessados em participar do curso deverão realizar uma entrevista prévia.
O início de novas turmas dependerá de número mínimo de estudantes.
Vagas para ações afirmativas serão avaliadas por critérios sociais nas entrevistas.
O Curso conferirá certificado para quem cumprir 75% de frequência.